
Quando uma mulher coloca alguma coisa na cabeça, já se sabe que algo vai acontecer. Imagine, então, quando várias delas colocam a mesma coisa na cabeça! É nesse espírito de união de ideias, propósitos, energia, boa vontade, fé na missão e amor ao voo livre que nasceu o Saia Para Voar.
Longe de reforçar discursos de gênero, o Saia Para Voar não surgiu com intuito separatista e nem de ser um evento exclusivo para mulheres, mas sim como uma oportunidade de reunir as pilotos, que vêm aumentando em quantidade por todo o país, em um esporte que é majoritariamente praticado por homens. E eles não poderiam ficar de fora. Mesmo que a ideia central seja a reunião das mulheres voadoras, o evento é aberto a todos, e os “meninos” também são convidados e apoiam com suas inscrições, sugestões, participam da RIFA e todo tipo de “tamojunto” necessário para reforçar o espírito agregador e amistoso do evento.
Se procurarmos saber onde tudo começou, encontraremos o fio da meada na criação do grupo “Brasileiras Aladas” no Facebook, em 2011. Foi uma 1ª tentativa de reunir as praticantes – ainda que virtualmente – conhecer suas histórias, compartilhar vivências e conhecimento. A quantidade de pilotos femininas que aderiram ao grupo começou a chamar a atenção de todas. Não sabíamos que éramos tantas.
Como não poderia deixar de ser, não demorou a surgir a ideia de um encontro real, na rampa, para voarmos juntas e fortalecermos esse laço tão forte que nos une, afinal, compartilhamos a mesma paixão. Houve uma primeira confraternização, no curso de lançamento de reserva, ministrado pela piloto e acrobata Marcinha Finelli em Santa Rita do Sapucaí no sul de Minas - considerada o Hawaí do voo livre, em 2012.
E ali começou a surgir a ideia de um evento maior, reunindo mulheres de todo o Brasil e até de outros países. As cacholas começaram a bombar feito térmica forte: Como? Quando? Onde? Quantas? Que nome vai ter? E entre as várias ideias, prevaleceu a sugestão da goiana Lyne Sussuarana: “Saia Para Voar”. A logo também foi eleita por elas em concurso: o vencedor e voluntário, piloto e designer Eder Oliveira Franca deu vida e cores à identidade do Saia Para Voar.
No departamento “mãos a obra”, a piloto mineira Pri Saran começou a reger tudo magistralmente e as colaboradoras foram se somando. 1º no grupo do Facebook e depois por Whatsapp, e-mail, Skype, telefone, tambor, sonho e telepatia… todos os meios de comunicação são usados para dar forma e vida ao evento.
O local e a data foram eleitos de forma democrática, através de votação. O eleito Pico do Gavião em Andradas (MG), uma das melhores rampas de Voo Livre do país e de fama internacional, abraçou a ideia e apoiou o evento, oferecendo toda estrutura e suporte necessário para a realização. A data escolhida também não foi aleatória. O 10º mês do calendário carrega a importante marca do Outubro Rosa e suas campanhas preventivas.
Além disso, a data coincide com o Dia das Crianças, uma excelente oportunidade para os filhos das pilotas comemorarem o dia na rampa, em um evento protagonizado por suas mães voadoras.
Dadas as inspirações, partimos para as transpirações… e dá-lhe trabalhar! Elaboração dos encontros, 'mini saias', trips, busca de apoio e patrocínios, financiamento coletivo, RIFA e as mais diversas formas de capitalização e mobilização seguem transformando nosso sonho em realidade. PARA O ALTO E AVANTE!
OUTUBRO 20151º Saia Para Voar
1º Encontro Feminino de Voo Livre, em Andradas/MGMAIO 2016Saia Voando Em equipe
EQUIPE FEMININA patrocinada pelo Saia Para Voar no Campeonato 'Voando em Equipe', organizado pelo Clube de São Pedro de Voo Livre - CSPVLJUNHO 2016Mini Saia - Poços de Caldas/MG
CURSO DE ALTIMETRIA com o piloto gaúcho Guilherme Vacilotto, especialista no assunto que veio lá do sul, compartilhar seu conhecimento e dicas para aprimorar a prática de voo, em qualquer modalidade e nível.OUTUBRO 20162º Saia Para Voar
2º Encontro Feminino de Voo Livre, em São Pedro/SP1º SEMESTRE 2017Campeonato SPV no Brasileiro
CAMPEONATO ONLINE de voo feminino, com critérios que permitiram a participação de pilotas de todo o Brasil. Patrocinamos 2 vencedoras com bolsa atleta ($) e inscrição para o Campeonato Brasileiro.OUTUBRO 20183º Saia Para Voar
3º Encontro Feminino de Voo Livre, em Pomerode/SCMAIO 2017Mini Saia - Santa Rita do Sapucaí/MG
CURSO SAIA PARA VOAR + com o piloto e instrutor paulista Robson de Almeida, com técnicas de pilotagem ativa, que ampliam a performance no esporte.JULHO 2017Mini Saia - Santa Rita do Sapucaí/MG
CURSO XCOMPE PERSONAL SÓ PARA ELAS, com o piloto e recordista mundial mineiro Samuel Nascimento em um fim de semana de muito aprendizado, records quebrados, objetivos traçados e alcançados pelas pilotas participantes.SETEMBRO 2017Mini Saia - Santa Rita do Sapucaí/MG
CURSO DE INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO EM VOO com o piloto gaúcho Guilherme Vacilotto, com abordagem sobre o espaço aéreo, além de nos ajudar a entender e interpretar melhor os instrumentos de navegação , que melhoram a performance em voo.Maio 2023Mini Saia - Santa Rita do Sapucaí/MG
CURSO DE METEOROLOGIA com o piloto mineiro Dr. Lucas Machado, sobre meteorologia e neurofisiologia, aplicadas no voo livre. Teve muito conhecimento, voo e diversão. Junto às festividades da cidade, comemoramos a volta do movimento e matamos um pouco da saudade!


