
Dezenas de pilotas e pilotos colorem os céus de São Pedro na celebração de 10 anos do Saia Para Voar
Movimento feminino pioneiro no Voo Livre brasileiro teve evento marcado pela presença de autoridades e importantes conquistas para o esporte e a cidade
De 10 a 12 de outubro, a Estância de São Pedro (SP) foi palco da comemoração dos 10 anos do Saia Para Voar (SPV), maior movimento feminino de voo livre do Brasil. O evento contou com +100 pilotas e pilotos, entre inscritos e visitantes, reunindo centenas de pessoas na rampa de Voo Livre da cidade em momentos de muita confraternização, celebrações e até milagres da natureza, que tornaram o acontecimento um episódio inesquecível.
Contrariando todas as previsões meteorológicas que eram de muita chuva no fim de semana, o Sol brilhou firme e forte, principalmente no sábado, dia 11, quando estavam previstas provas. Pela manhã aconteceu a prova da mosca (pouso de precisão) e o céu ficou colorido com dezenas de Parapentes durante o dia todo, oferecendo um espetáculo visual encerrado com chave de ouro num pôr-do-Sol enfeitado pela atmosfera de liberdade, voos e muita celebração.
Além da programação de provas e voos para as protagonistas 'de asas', o evento contou com o apoio e parceria do coletivo feminino local PULSAR DA TERRA, que trouxe atividades e experiências para o público 'em terra', permitindo uma imersão cultural via Lei Aldir Blanc (através da Secretaria de Turismo e Cultura de São Pedro), promoveu a Feira de artesãos, além de atividades como Yoga, Move Flow, Vivências no pôr do sol com o Sagrado Cacau e um 'Banho Sonoro' para fechar o cenário incrível e inesquecível da ‘voaceira’ no clássico chá das 17h de São Pedro.
No sábado à noite (dia 11), o evento contou com a presença do Prefeito Thiago Silva; do Vice prefeito, Dr. Giuliano Antonelli; do Secretário de Governo, Planejamento e Finanças, Dr. Cássio Hellmeister Capellari; do Vereador Robinho Pedrosa e do Secretário de Turismo e Cultura Fabio Pontes, que além de prestigiarem a celebração, oficializaram importantes pronunciamentos.
No palco instalado na área de confraternização, o Prefeito prestigiou o evento levando dois comunicados importantes para a cidade e para o Voo Livre. Ele informou que o processo de desapropriação da Rampa Sul para a prática do esporte já está em vias de ser sancionado, apenas aguardando a decisão judicial. O acesso à Rampa Sul está fechado pelo proprietário da área desde 2020.
Outra novidade foi o anúncio de que a Prefeitura, com a aprovação da Câmara dos Vereadores, acaba de declarar o Voo Livre como Patrimônio Imaterial da Estância de São Pedro, confirmando a importância turística e esportiva da atividade para o desenvolvimento da cidade. O prefeito entregou aos representantes do Clube São Pedro de Voo Livre (CSPV) uma Placa que oficializa o decreto. O momento foi recebido com muita comemoração por todos os presentes.
“O voo livre é mais do que um esporte, é parte de São Pedro. Este reconhecimento reforça nosso compromisso em valorizar práticas que movimentam a economia, geram empregos e divulgam nossas belezas naturais para todo o país”, destacou Silva.
A noite de sábado foi encerrada com mais uma atividade cultural e momento de confraternização, com boas risadas e resenhas ao som do animado show ao vivo com a cantora Aline Nunes, que cantou por horas e ainda finalizou a noite contando causos e cantando 'saideras' na roda dos 'sem fim', fechando com o luar mais incrível que poderia brilhar naquela noite e céu. Cereja do bolo mais poética e perfeita, impossível.
No domingo, dia das crianças, teve festa! Teve muita diversão com bolha de sabão e muito + recreação para os pequenos. Teve parabéns para nós, com direito a bolo de aniversário feito especialmente de pilota para pilotas. Teve sorteio de brindes de patrocinadores e o tão esperado sorteio da ‘RIFA Colaborativa em prol do encontro’ - 1ª importante ação coletiva para a realização desta edição de 10 anos, com o apoio da Sky Paragliders Brasil, da Cross Country Paraglider e da SkyBip, com participação em peso da comunidade do voo livre.
Momento de muita emoção, especialmente para os 3 sorteados da rifa que receberem o prêmio ao vivo, durante o encontro (estavam presentes!): 1º Prêmio – Selete Gii4 da Sky Paragliders: Herta Breslauer; 2º Prêmio – Vario da SkyBip: Eliedson Fernandes; 3º Prêmio – Vale Compras 500,00 Cross Country Paragliders: Sergio A. M. Carvalho.
Nos finalmente muitos agradecimentos, homenagens e a premiação da prova ‘POUSO NA MOSCA’, que teve como finalistas na Categoria Feminina: 1º lugar: Paula Barbosa; 2º lugar: Andrea Falla; 3º lugar: Paula Buno. Categoria Masculina: (empate) 1° lugar: Ronaldo A. silva; 1° lugar Pedro Silva (sabugo); 1° lugar Tadeu Ferreira Paz.






























































